janeiro 2, 2020 h2horse

A despedida do Fusca ou o que podemos aprender sobre empatia de marca

Hoje em dia é difícil as pessoas se afeiçoarem à produtos e marcas como já aconteceu no passado. Pense no que você possui hoje. Qual seu nível de apego emocional? 

 
Você pode até ter um PS4, mas sempre se lembrará com um carinho diferente e especial dos Atari/MegaDrive/SuperNES e outras plataformas mais antigas. É natural.
 
Por que estamos tocando nesse assunto? Pois mais uma vez a Volkswagen fez um vídeo de despedida do Volkswagen Fusca. Digo mais uma vez pois somente aqui no Brasil já nos despedimos do Fusca duas vezes.
 
A última geração teve sua produção encerrada em 2019 e para despedir-se do carro que motorizou a Alemanha no pós-guerra (e o Brasil, e a Argentina, e o México, e por aí vai), produziu um curta-metragem animado pra lá de emotivo.
 
Não tem nada de novo na história do curta. Ele acompanha a vida de um rapaz da infância à velhice, e o Fusca está presente em todos os momentos da vida desse rapaz. Até que chega a hora de se despedir, e o Fusca dá uma de Herbie, partindo sozinho para seu último destino. E se transforma em um besouro, voando em direção ao infinito (o nome do carro fora do Brasil é Beetle, Besouro na tradução).
 
É impressionante a empatia que sentimos pelo rapaz e pelo carro. Talvez pelo fato de que todos temos alguma história pessoal ligada ao Fusca ou talvez por hoje não termos produtos tão simpáticos quanto tivemos outrora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale conosco pelo WhatsApp

× Como posso te ajudar?