março 27, 2017 h2horse

As melhores propagandas de carros já feitas no Brasil – parte 1

O pessoal do FlatOut, o maior (o melhor, se não for o maior) portal de notícias e conteúdo para os amantes de carros no Brasil, fez com a ajuda de seus leitores uma listagem das melhores propagandas de carros de todos os tempos no Brasil. Vamos dar uma olhada na primeira parte?


Há alguns dias, perguntamos aos leitores do FlatOut quais eram seus comerciais de carro favoritos feitos no Brasil. Nossa inspiração foi a belíssima campanha de despedida da VW Kombi, “Os Últimos Desejos da Kombi”, que envolveu a criação de um testamento e a realização de um belo filme que mostrava a Velha Senhora “voltando para casa”. No texto, também falamos sobre algumas sutilezas técnicas e de linguagem, bem como a importância e o reflexo cultural dos comerciais: literalmente eles marcam épocas.

Agora, chegou a hora de conferir a primeira parte da lista com as respostas de vocês – que sugeriram diversos filmes publicitários bem bacanas de diferentes épocas. Veja a seguir!

Volkswagen Fusca (2013)

Sugerido por: Matheus Felipe Klug

O VW Fusca foi lançado no Brasil no fim da década de 1950, mas foi a partir do fim dos anos 1960 e ao longo da década seguinte que ele realmente se tornou onipresente nas ruas e ganhou status de ícone nacional. Pensando nisso, no lançamento do atual Fusca (que deixou “New Beetle” de lado e resgatou o nome regional antigo por “pressão popular”), em 2013, a Volkswagen colocou Cazé Peçanha como repórter e o mandou direto para “os anos 70”, imaginando como seria a reação das pessoas ao topar com o novo Fusca – com direito à ilustre presença de Mussum: “Cacildis, é o Fusquis!” Bem bolado e bem executado.

 

Volkswagen Polo (2002)

https://youtu.be/aHJMX0KG7lw

Sugerido por: Fábio Yukio

“Você está achando que é um carrão? Acertou”. Ousada, a propaganda de lançamento do Volkswagen Polo conhecido pelo código 9N, em 2002, comparava os quatro faróis circulares do compacto à dianteira do Mercedes-Benz Classe E W210, fabricado entre 1995 e 2002. A frase de efeito dividiu opiniões, mas era compreensível que a VW quisesse vender o Polo como um carro sofisticado: na época, ele ainda era o que havia de mais moderno entre os compactos da Volks, feito sobre a plataforma PQ34 e usando soldas a laser na fabricação da carroceria, que encareciam o processo.

No fim das contas, ao ser restilizado em 2006, o Polo perdeu os faróis duplos e ganhou peças com refletor único, que tinham visual mais moderno e arrojado.

 

“No Silêncio de um Chevrolet” (1987)

Na década de 1980, os carros da Chevrolet (em especial o Monza e o Opala) eram referência em conforto e acabamento. As propagandas da marca sempre exaltavam estas qualidades mas, para muita gente, o auge veio em 1987, com o jingle “No Silêncio de um Chevrolet” – referência ao bom isolamento acústico, marca registrada dos modelos. A canção foi composta por Zé Rodrix, famoso por ser membro do trio de rock rural “Sá, Rodrix e Guarabyra” nos anos 70 que, mais tarde, trabalhou como publicitário.

Em 2011, para promover o recém-lançado Camaro, a Chevrolet fez uma nova versão da música, com Roberto Frejat (Barão Vermelho) nos vocais e Edgard Scandurra (Ira!) na guitarra, e andamento mais pesado. Era um pouco contraditório falar do silêncio de um muscle car com um V8 de Corvette, e talvez por isto a propaganda não foi tão bem recebida assim – ou talvez pouca gente tenha feito o link do tributo ao passado.

 

Volkswagen Kombi (1997)

https://youtu.be/IU1o_WJ3EI8

Sugerido por: Fábio Yukio

Se a gente lembrou do comercial de despedida da Kombi ao perguntar a vocês sobre as propagandas, esta é uma propaganda de lançamento veiculada em pleno 1997! Naquele ano, a Kombi passou por algumas mudanças de projeto simples, mas que faziam diferença, como o teto elevado em 11 cm e o fim da divisória entre os bancos dianteiros e o restante do veículo. Além disso, foi lançada a versão Carat, com acabamento mais luxuoso, sete lugares (em vez de nove na versão básica) e cores vibrantes na carroceria.

Para marcar esta “nova fase” da Kombi, a VW lançou um dos comerciais de carro mais divertidos já feitos no Brasil: “Sonhos”, no qual dois garotos discutem qual seria o carro que teriam quando crescer. Um deles quer um esportivo conversível para curtir com uma bela mulher, o outro quer uma Kombi, com mais espaço para as gatas.

 

Mitsubishi Lancer (2013)

Sugerido por: Raphael Trevisan

O ano de 2013 foi bom para os fãs de propagandas automotivas, na verdade. Apresentando a versão nacionalizada do Lancer (para o ano-modelo de 2014) a Mitsubishi decidiu fazer uma versão da famosa cena de “De Volta para o Futuro” (Back to the Future, 1985) com o Lancer no lugar do DeLorean. O mais curioso é que, por mais que não seja nenhum Evo com motor 2.0 turbo, tração integral e mais de 300 cv, o Lancer sedã com motor 2.0 16v anda mais que o DeLorean com seu V6 PRV de 2,85 litros: graças a seus 160 cv (contra 130 cv do DeLorean), ele vai até os 100 km/h em 9,8 segundos, enquanto o DeLorean levava 10,5 segundos. Também deve ser mais fácil chegar aos 88 mph (140 km/h) com um Lancer do que com um DMC-12…

 

Peugeot 208 (2013)

Sugerido por: Luconces

Este que sem dúvida foi um dos comerciais mais bacanas já feitos no Brasil também é de 2013, veja só. O filme mostrava, bem, o recém-lançado Peugeot 208 participando de uma versão live action do clássico desenho dos Estúdios Hanna-Barbera, com aparições de todos os personagens. No final, o motorista do Pug precisa ajudar Penélope Charmosa, que fica parada na beira da estrada. O mais bacana é que a produção ficou nada menos que excelente, e deixou muita gente (especialmente quem cresceu nas décadas de 1980 e 1990) sedenta por uma produção cinematográfica da Corrida Maluca. Não seria bacana? Só é uma pena que, mesmo com seu design bem resolvido e um conjunto mecânico interessante (especialmente nas versões turbinadas), além de um interior muito bem projetado, o 208 não tenha decolado nas vendas como poderia.

 

Chevrolet Vectra (2000)

Sugerido por: Irmão do Jorel

Outro comercial da GMB e, para muitos, um testamento para o Chevrolet Vectra B, sedã médio que até hoje é exaltado como um dos mais bonitos já produzidos no Brasil. Seu formato aerodinâmico (com destaque para os espelhos que “nasciam” dos vincos do capô, um belíssimo detalhe de design) inspirou o texto da propaganda “O Vento” (visto que, de certa forma, é o vento que ajuda a esculpir as formas de um carro), na qual em determinado momento o Vectra levantava a saia de uma garota. É o tipo de cena que certamente não seria incluída em uma propaganda atual.


Por Dalmo Hernandes.

Republicado de FlatOut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale conosco pelo WhatsApp

× Como posso te ajudar?